fbpx

Atualizei para o Windows 8

Windows 8

Levando em consideração apenas a tela inicial, já temos muitas mudanças. Confira meu primeiro contato com o windows 8.

Metrópole – A experiência começa aqui.

A tela inicial do Windows 8 talvez seja algo a classificarmos como uma grande mudança. A interface utilizada foi batizada de Metropole, e tenho que confessar que a primeira vista tudo me pareceu apenas “perfumaria”. Não resta dúvida que é uma novidade que não agride, chega a ser atraente.

Tela Inicial do Windows 8

Tendo como propósito manter o usuário conectado, fica bastante atrativa a interação com os blocos, que são dinâmicos e personalizáveis que podem ser fixados na tela inicial ou movidos da maneira que o usuário preferir. Estes blocos são atualizados constantemente deixando sua tela sempre “em movimento”, imagine visualizar atualizações das redes sociais antes mesmo de acessá-las e abrir alguma delas.

Funcionalidades escondidas pelos cantos

Canto direito da tela do usuário

Os cantos da tela ocultam algumas funcionalidades. Acessando o canto superior à sua direita o usuário tem acesso a um menu contendo funções como:

  • Pesquisar – que nos remete ao localizar do Windows 7 capaz de procurar por aplicativos em todo o computador.
  • Compartilhar – que torna possível o compartilhamento do programa ou tela aberta a com seus amigos a qualquer momento.
  • Iniciar – que nada mais é do que chamar a tela novamente.
  • Dispositivos – que exibe os dispositivos conectados ao computador: câmera, monitores, etc.
  • Configurações – capaz de proporcionar a configuração dos blocos, rede, brilho da tela, notificações, entre outras opções.

Opção de configuração no menu direto

Já no canto esquerdo, temos uma litagem contendo os aplicativos abertos. E estes podem ser fechados com uso do botão direito do mouse sobre os mesmos e selecionando a opção fechar.

Acesso a conta do usuário logado

image

Na tela inicial, no canto superior direito há a informação do usuário logado no sistema. Clicando sobre o nome do usuario, este pode acessar suas informações, efetuar logoff, alterar a imagem de exibição.

image

Muito a aprender nesse novo mundo

Não resta dúvida que são mudanças demais a serem assimiladas. Ficam muitas dúvidas ainda de onde encontrar um ou outro recurso, porém com um pouco de paciência vou achando.

Até que para essas poucas horas, já vi muita coisa, parece que vai valer a pena.

Até a próxima.


Comente